14 de junho de 2011

Feira de Santana - Metrópole.

Feira de Santana/Ba - Maior cidade do interior da Bahia.
  Um sonho antigo dos moradores de Feira de Santana, a maior cidade do interior do Nordeste (com 550 mil habitantes), está prestes a se tornar realidade. O Projeto de Lei (PL) do Executivo estadual que visa criar a Região Metropolitana do Território de Identidade Portal do Sertão deverá ser enviado à Assembleia Legislativa nos próximos dias e, ao que tudo indica, será aprovado sem complicações (governistas e independentes já sinalizaram em favor do pleito).

A elaboração do PL foi definida em uma reunião realizada na tarde de segunda-feira (13/06/11), que contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, além dos parlamentares feirenses Zé Neto (PT), Carlos Geílson (PTN) e Graça Pimenta (PR). A região, além de seu pólo central (Feira), abrange, em princípio, cinco municípios: Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos. Outras cidades que compõem o território de identidade também deverão ingressar na região metropolitana, após ela ser definida.

De acordo com o governo estadual, a elaboração do Projeto de Lei que cria a região metropolitana de Feira de Santana obedeceu a critérios técnicos e constitucionais. As cidades que integrarão o território têm um mínimo de 50% de taxa de urbanização, são limítrofes (possuem fronteiras com a cidade-pólo) e apresentam grande fluxo de pessoas. A formação também é justificada pela área representar mais do que 4% do PIB estadual. O governo esclarece que a criação da região metropolitana trará benefícios, como a possibilidade do estabelecimento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a redução da tarifa telefônica e do preço do transporte coletivo. Nesta sexta-feira (16/06/11), o PL deve ser apresentado à população feirense durante a abertura do projeto “Assembleia Legislativa Itinerante”, que será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim (Cuca), em Feira de Santana.

   * Informações:  Blog do igor

Um comentário:

  1. que eu saiba sao goncalo dos campos,amelia rodrigues,conceicao da feira e conceicao do jacuipe sao cidades do territorio de identidade do recôncavo baiano,inclusive a propia feira de santana tem parte do seu territorio na região do reconcavo na zona dos tabuleiros terciarios do Recôncavo da Bahia,parte do centro de feira de santana e o distrito de humildes sem duvida nenhuma esta localizada na região negra e umida da bahia,o reconcavo,então a rmfs tambem engloba parte do territorio do reconcavo,atualmente muitas cidades que sempre foram consideradas como reconcavo da bahia estão sendo retiradas do territorio o que é um grande erro,a propia feira de santana é um exemplo a cidade alem de ter parte do seu territorio no reconcavo sempre teve indentidade cultural com o recôncavo so que atualmente esta sendo sempre citada como sertão até mesmo por questoes politicas o que é um grande erro,é nescessario fazer uma revitalização do verdadeiro territorio simbolo da bahia,o Recôncavo Baino

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.