1 de junho de 2011

Recuse receber notas manchadas. Elas podem ser produto de roubo.

  Se você receber cédulas de $(real) como pagamento e elas estiverem manchadas com uma tinta cor de rosa, recuse imediatamente. Devido a grande onda de assaltos que está acontecendo em todo o país, principalmente no Nordeste, Sudeste e Sul, aonde quadrilhas estão explodindo caixas eletrônicos e roubando todo o dinheiro, os bancos adotaram como medida anti - roubo, um sistema que solta um jato de tinta assim que o caixa é explodido ou arrombado. Notas manchadas de tinta por dispositivo anti-furto dos caixas automáticos não podem ser usadas como meio de pagamento, segundo determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). "Essas notas deixam de ter validade", informou o Banco Central, por meio de comunicado. Com isso, a expectativa da autoridade monetária é reduzir casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos e a circulação das cédulas marcadas.

Quem tiver em mãos uma nota possivelmente manchada de tinta contra furto deve ir a uma agência bancária e entregar a cédula para envio ao BC. Na autoridade monetária, a cédula vai ser analisada.
"Após a comprovação, pelo BC, de que o dano foi provocado por dispositivo antifurto, a instituição financeira deverá comunicar ao portador que a cédula foi fruto de ação criminosa e se encontra à disposição das autoridades competentes para investigação criminal. O portador da nota não terá direito ao ressarcimento do valor correspondente à cédula danificada", apontou o CMN.
Se for confirmado que o dano não foi causado pelo dispositivo antifurto, o banco passará essa informação ao portador da cédula e vai realizar a troca.
  Saque de notas
 Segundo o diretor de Administração do Banco Central, caso os correntistas saquem notas manchadas nos próprios caixas eletrônicos dos bancos, deverão tirar um extrato, comprovando a operação de saque, fazer um boletim de ocorrência na polícia e, no momento seguinte, apresentar aos bancos. Neste caso, os correntistas deverão ser ressarcidos. "Se ele comprovar via extrato e BO, o banco vai ressarcí-lo na hora", declarou o diretor do Banco Central.


 Informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.