23 de setembro de 2012

Mula é utilizada para coleta de lixo em Maragojipe


Uma empresa responsável pela coleta pública de lixo na cidade de Maragogipe/BA,  foi acionada no Ministério Público Estadual após utilizar uma mula como meio de transporte dos resíduos em áreas que veículos motorizados não tinham acesso. 

Moradores relataram que o animal sobe e desce uma escadaria de 168 degraus com cestas, nas quais são depositadas sacolas com lixo de pelo menos duas comunidades atendidas pelo serviço. 


Segundo a prefeitura, o serviço de coleta com o auxílio do animal ocorre no Alto do Japão e no Alto do Cruzeiro nos dias de segunda, terça, quinta, sexta e sábado. Através de nota, a prefeitura ainda justificou que a mula realiza a coleta de lixo onde não é possível o acesso do caminhão ou de outro veículo, já que a estrutura da cidade possui muitas escadarias. 

"O que acontece é que se retira o lixo do local/portas das casas e o mesmo é levado até o final da escadaria, onde o caminhão passa e faz o recolhimento", informou o comunicado. Após a denúncia, a ambientalista Telma Lobão encaminhou um pedido de investigação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) na segunda-feira (17/09) e na última quinta (20/09), a promotora Neide Reimão determinou que o animal fosse afastado da atividade.

"O animal é utilizado para um trabalho excessivo. Ele não pode ser utilizado para aquele tipo de trabalho. A empresa deveria estar dotada de outros meios e não se valer de um animal para fazer a coleta", afirmou Neide que ainda acrescentou a possibilidade de os responsáveis pela empresa que faz a coleta responderem criminalmente por crueldade ou trabalho excessivo contra o animal.

O secretário de Serviços Públicos do Município, Djalma Costa, declarou que os animais utilizados na coleta de lixo recebem "o melhor tratamento possível” e que foram a "última opção" da prefeitura, já que não foram encontradas pessoas interessadas em realizar o serviço. 

* Fato Concreto com informações do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.