21 de novembro de 2012

Presos transferidos após fim de rebelião em presídio de Juazeiro/BA



Noventa e nove presos foram transferidos, na tarde da última terça-feira (20/11), do Conjunto Penal de Juazeiro/BA, depois da rebelião 24 horas. Duzentos e oitenta detentos se rebelaram depois da notícia de que um dos detentos seria transferido de ala.

A situação só foi controlada pela manhã de terça-feira (20). Sete internos ficaram feridos e cinco deles tiveram que ser atendidos fora do conjunto penal. A transferência de presos começou na tarde desta terça. Os detentos foram levados para unidades prisionais em Feira de Santana, Serrinha e Salvador.

De acordo o major Yulo Lins - comandante do policiamento na área onde fica a penitenciária - os detentos se renderam após observarem o reforço policial. "Desde ontem [segunda-feira] foi feito um trabalho com reforço do policiamento. Transcorreu tudo em paz, não houve necessidade de usar força, armas, nada. Houve o isolamento do local e após a demonstração de força, o movimento foi encerrado", afirma o major.

Ele diz que os sete presos que foram feitos reféns pelos rebelados ficaram feridos, mas sem gravidade. "Foi provocado por eles mesmos. Dois foram medicados na própria unidade prisional e os outros cinco foram levados para hospitais por precaução, para passarem por exames", relatou o oficial.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP), os presos destruíram celas, quebraram grades, paredes e cadeados, além de queimarem colchões da unidade prisional. "A ala [B] onde ficavam 287 presos foi completamente destruída, com capacidade de ocupação zero", disse o major Yulo.

A estimativa da SEAP é de que a ala B do conjunto penal seja recuperada dentro de trinta dias. Um inquérito foi instaurado para apurar os responsáveis pelo motim. Segundo a diretoria, a capacidade do conjunto penal é para 300 homens e 48 mulheres, mas abriga mais de 600 pessoas.

Pelo menos 15 viaturas da Polícia Militar, sendo que uma delas pertencente ao Batalhão de Choque, além de duas ambulâncias do Samu e um carro do Corpo de Bombeiros participaram das ações nas dependências internas do Conjunto Penal.


* Fato Concreto com informações e fotos do Rota Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.