5 de janeiro de 2015

Falando sobre o uso de extintores ABC

Desde a última quinta-feira (1), todos os veículos em circulação no país devem ter extintor do tipo ABC - até então, os do tipo BC também valiam. A resolução que definiu a mudança é de 2009, mas só entrou em vigor agora. Muitos proprietários deixaram para fazer a troca na última hora e não têm encontrado o novo extintor para comprar em diversas regiões do Brasil, inclusive aqui, em Feira de Santana.
Apenas veículos de ano/modelo anterior a 2004/2005 precisam realizar a substituição dos extintores, pois os fabricados a partir desses anos já incluem o equipamento atualizado, de acordo com a resolução 157 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Multa
Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) diz que não há nenhum estudo ou possibilidade de suspensão da multa devido à dificuldade de encontrar o extintor nas lojas. A resolução de 2009 deu quase 5 anos para que todo mundo se adequasse, e a falta do produto no mercado é devido a falta de organização, afirmou o orgão federal ao G1.
A mudança ocorreu porque o extintor antigo, do tipo BC, é recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.